segunda-feira, 12 de novembro de 2012


Tarefa 3 de Biologia

  As células-tronco são células primitivas produzidas durante o desenvolvimento do organismo com capacidade de autorreplicação, isto é, com capacidade de gerar uma cópia idêntica a si mesma e com potencial de diferenciar-se em vários tecidos. As células-tronco são classificadas de acordo com o tipo de células que podem gerar: Totipotentes podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias, Pluripotentes podem produzir todos os tipos celulares do embrião, menos placenta e anexos, Multipotentes podem produzir células de várias linhagens, Oligopotentes podem produzir células dentro de uma única linhagem e Unipotentes que podem produzir somente um único tipo celular maduro. Quanto à sua natureza podem ser Adultas, extraídas dos diversos tecidos humanas, ou embrionárias que somente são encontrados em embriões humanos.
  O estudo e manipulação tecnológica das células-tronco poderão dar origem para o tratamento de várias doenças, e até para a recuperação de pessoas paralisadas em acidentes e criação de tecidos para transplantes. São também potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, Diabetes mellitus tipo 1, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e neuropatias. A forma mais promissora para os tratamentos é a utilização de células embrionárias, todavia e extração dessas células leva a destruição de um embrião humano. E aí está o motivo de tanta polêmica.
  Na minha opinião, acredito que os estudos e manipulações tecnológicas de células tronco deveriam ser permitidas apenas em embriões adultos. Não há sentido em matar uma vida para salvar outra, sem falar que o embrião tem o direito de viver tanto quanto a pessoa que irá receber o tratamento. E as novas linhas de células-tronco já existentes devido à prática comum de fertilização in vitro também não são a resposta. Ratos tratados de Parkinson com células-tronco embrionárias morreram de tumores cerebrais em até 20% dos casos.1 Células-tronco embrionárias armazenadas por muito tempo têm mostrado a criação do tipo de anomalias cromossômicas que geram células cancerosas.2 
1 - The Real Promise of Stem Cell Research, escrito por Dr. David Prentice, HealthNewsDigest.com
 2 - Derivation of Human Stem-Cell Lines from Human Blastocysts, escrito por C. A. Cowan e outros. 25 de março de 2004, Jornal de Medicina da Nova Inglaterra, p.1355 com referência secundária às notas de rodapé 13-17, p.1356.

Um comentário:

  1. Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula-tronco#Defini.C3.A7.C3.B5es_de_pot.C3.AAncia
    http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI472268-EI1434,00.html
    http://www.allaboutpopularissues.org/portuguese/pros-e-contras-da-pesquisa-com-celula-tronco.htm
    http://www.ghente.org/temas/celulas-tronco/index.htm
    http://www.estadao.com.br/especiais/entenda-o-uso-das-celulas-tronco,3593.htm
    http://catolicosnarede.wordpress.com/2008/02/29/cnbb-reafirma-posicao-da-igreja-contra-o-uso-de-celulas-tronco-embrionarias-em-pesquisas/

    ResponderExcluir